Ao início de uma manhã ou ao final de um longo dia de trabalho sabe bem tomar um banho; no entanto, ter de esperar para que a água fique quente não é muito agradável!

Já reparou no desperdício de água fria que sai da torneira antes de ter água quente? Sabia que há uma solução cómoda para o seu dia-a-dia e amiga do ambiente? A solução é ter um Sistema de Retorno de Água Quente Sanitária (SRAQS).

Ficou curios@? Com este artigo pode saber mais este sistema, incluindo as vantagens do mesmo sobre: o que é um sistema de retorno de água quente, e quais as suas vantagens.

 

O que é um sistema de retorno de água quente sanitária?

Sempre que uma torneira é fechada, após a obtenção de água quente, a água que permanece nas tubagens vai diminuindo a sua temperatura ao longo do tempo – resultando, novamente, em água fria. Tal acontecimento é notório se a torneira em questão se encontrar a uma grande distância do equipamento de aquecimento central existente.

O sistema de retorno de água quente sanitária tem como objetivo reutilizar a água que se encontra parada na tubagem e reencaminhá-la novamente para o equipamento de aquecimento central, de modo a esta ser novamente aquecida. Este tipo de sistema pode ser adotado se for sua intenção obter água quente de modo imediato. A instalação deste tipo de sistema deverá respeitar a regulamentação atualmente em vigor em Portugal.

Um sistema de aquecimento de água quente sanitária é constituído por um equipamento de aquecimento central (caldeira, esquentador, bomba de calor, etc) e pelos equipamentos que constituem o sistema de retorno de água quente (controlador digital, bomba de circulação de água quente, sensor de temperatura e vaso de expansão).

O sistema de retorno é totalmente digital podendo ser acionado de diversas maneiras:

  • manualmente – deverá ser acionado pelo utilizador através do clique de um botão, minutos antes de utilizar água quente;
  • por faixa horária – o utilizador poderá programar para que o sistema seja acionado e desligado numa faixa horária pretendida, aquecendo a água a determinada hora;
  • por diferença de temperatura – o sistema poderá ser programado para aquecer a água a determinada temperatura e, caso haja uma diferença significativa, esta será reaquecida novamente.

Quais as suas vantagens?

  • Comodidade;
  • Conforto;
  • Redução do desperdício de água;
  • Redução de energia;
  • Poderá ser adotado em edifício novos ou já existentes.

Caso pretenda saber mais sobre este sistema pode entrar em contacto connosco, teremos todo o gosto em esclarecer as suas dúvidas.

Autoria: Eng.ª Catarina Araújo
Mês de publicação: maio2023